terça-feira, 2 de outubro de 2012

45 Anos do GE Amizade - Homenagem ao CH João de Moraes Machado


Como parte das comemorações dos 45 anos de fundação, o Grupo Escoteiro AMIZADE , inaugura praça em frente sua sede com o nome de ex-chefe de grupo Chefe João Machado.
 JOÃO DE MORAES MACHADO ,  nascido 10/05/28 e falecido 24/11/2010
            O Chefe João de Moraes Machado era muito ligado às atividades religiosas do Conventinho e seu envolvimento com o Movimento Escoteiro, No Grupo Escoteiro Amizade foi instrutor cívico e, com doação e esforço próprio, adquiriu os instrumentos musicais destinados à fanfarra dos Escoteiros, que aliás, foi sua “menina dos olhos”.
Pessoa simples integra e persistente, não se deixou abater quando faltaram recursos financeiros para a compra das primeiras barracas.
Trabalhou arduamente e conseguiu comprar ao menos as lonas de caminhão, e então resolveu ele próprio confeccionar as barracas. Essas barracas foram utilizadas por muito tempo e com certeza os antigos escoteiros que aqui estiveram certamente vão se lembrar das barracas de “lona listradas,  verde e branca, feitas a mão”.
A mão de quem sabia que precisava ser assim, para que as coisas acontecessem, pois caso contrário, não se realizaria a expectativa de todo Escoteiro: o acampamento. Essa vontade e determinação do Chefe João serviu de estímulo para muitos jovens alcançarem seus objetivos pessoais.
Foi essa mesma mão que praticamente sozinho segurou firme o Grupo, quando a chama quase se apagou em 1982, até a chegada de reforços de novos pais e Chefes.
A primeira participação internacional do Grupo Escoteiro “Amizade” em 1976 foi no Jamboree Panamericano do Paraguay e o Chefe João Machado estava lá conduzindo os Escoteiros Taubateanos.
Em março de 1979 o Chefe João assumia oficialmente o cargo de Chefe de Grupo, ficando até fevereiro de 1984.
Em 1992, durante o Jubileu de Prata, prestamos uma homenagem em vida.  E dignamente o salão principal da nossa sede recebeu o nome: “Sala Chefe João de Moraes Machado”.
Coincidências, em 2011, o Chefe Marco Castro (Cachorrão), descobriu que a praça em frente a sede não tinha nome e o nome que aqui estava,  na realidade era de outra praça do bairro, em contato com o Vereador Jeferson Campos, criando e acompanhando o projeto de lei municipal nº4.689 para que fosse possível prestarmos esta justa homenagem.
Assim, o Grupo Escoteiro Amizade ao comemorar seus 45 anos de fundação, tem a satisfação de cravar na sua história mais esta data, prestando homenagem, mesmo que póstuma, a quem tanto batalhou por este Grupo e por esta sede, pois também ajudou a edificar as primeiras salas Escoteiras, com sobras de materiais de construção doadas pelos pais. Um verdadeiro mosaico da construção civil que lhe enchia os olhos de orgulho e satisfação.
Passaremos a ter em nossa frente a “PRAÇA CHEFE JOÃO MACHADO”. E ousarei dizendo que teremos agora um olhar permanente de quem ajudou a transformar um sonho em realidade.
Como o próprio Baden-Powell escreveu em sua ultima mensagem, endereçada a todos nós. (...) - “Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e quando chegar a sua vez de morrer, poderão morrer felizes, sentindo que pelo menos não desperdiçaram seu tempo e fizeram o seu Melhor Possível”.
Esteja feliz Chefe João Machado, pois seu legado nós o manteremos, enquanto estivermos por aqui!
Félix Vieira Varejão Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário