quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cartaz de festa de São João



As festas de São João são uma excelente oportunidade para os grupos escoteiros se aproximarem mais da comunidade – tanto as famílias do próprio GE quanto o pessoal ao redor da sede. Por isso a Diretoria de Comunicação da Região São Paulo criou duas sugestões de cartazes de divulgação: um para festa junina e outro para festa “julina”.

Antes de dar o endereço, vamos a alguns esclarecimentos interessantes:

A festa é “junina” por que é em Junho? Não, a festa é “junina” porque é ligada ao santo católico São João. Veja por que: o nome original era “Festa Joanina”. No Brasil, com o passar do tempo, o povo passou a chamar de “junina”. Por isso, independente da data, a festa é sempre “junina” porque é em atenção a São João.

E por que é celebrada em Junho? Porque o dia de São João é 24 de junho.

Mas se o correto é “junina” independente da data, por que ter o cartaz com “julina”? Porque há um hábito entre nós de que quando a festa é feita em Julho chamar de “julina”, por absoluto bom humor, nada mais.

Visto isso, vamos lá a informação mais importante: onde os cartazes estão. Eles estão no Picasa da Comunicação no endereço https://picasaweb.google.com/comunica.uebsp.

Boa festa!

4 comentários:

  1. Seria possível um link com o arquivo aberto no formato PDF para nós adpatarmos ao nosso grupo?
    Telefone, site, data etc.

    Grato,
    Fábio

    ResponderExcluir
  2. O blog teve problemas por dois dias e infelizmente o comentário do Fabio desapareceu. ele não foi retirado por ninguém, simplesmente sumiu. Por isso, peço que o Fabio poste novamente ou se achar melhor pode me escrever diretamente: farneves@gmail.com
    As vezes o progresso dá tilt.
    sempre alerta
    Fernando Neves
    Diretor de Comunicação
    UEB/SP

    ResponderExcluir
  3. Ok Fernando!
    Sugiro postar estes cartazes no formato PDF em alta definição (preferencialmente se a ilustração for vetorial) - porque aí os grupos escoteiros podem adequar algumas informações como data, local, site, telefone etc.

    Sempre aleta
    Fábio Máximo

    ResponderExcluir
  4. Fabio
    Obrigado por seu comentário. Mas no formato atual os GEs estão conseguindo manusear numa boa. sei disso porque alguns já entraram em contato comigo mostrando o resultado final. Todavia, se alguém precisar de ajuda - mesmo que seja de fora da Região SP - é só pedir que a Diretoria de Comunicação prepara o material customizado.
    saps
    Fernando Neves
    Diretor de Comunicação
    UEB/SP

    ResponderExcluir