quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jota Lobo já está na Internet

O Jota Lobo já está na Internet. A programação pode ser acessada pelo site www.jotalobo.com.br. Entre lá, navegue, saiba como o Movimento Bandeirante vai marcar presença esse ano em nossa atividade e aproveite para participar do concurso nacional que vai escolher o mascote do Jota Lobo 2011.

22 de setembro, dia do Movimento Escoteiro em São José do Rio Preto

Nosso calendário ganhou mais uma data: 22 de setembro é o dia do Movimento Escoteiro em São José do Rio Preto. A proposta do vereador Nelson Ohno, a pedido do GE Lis Rio Preto, foi aprovada por unanimidade. Com isso,o Escotismo ganha mais espaço institucional na cidade. Vamos aguardar o que nossos irmãos na cidade vão preparar para a primeira comemoração!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Olho na formação: 12º, 31º e 32º DEs promovem cursos


O 12º DE Santo André promove de 16 a 18 de setembro o Curso Básico do Ramo Sênior. Para obter mais informações escreva para cicamargo@hotmail.com

Em Araçatuba, o 31º DE oferece os cursos:
Preliminar Escotista - 10 e 11 de setembro
Técnico de Nós e Amarras - dia 10 de setembro
Técnico de Padrões de Acampamento – 10 de setembro
Mais informações pelo e-mail: vaniadombosco@ig.com.br

E o 32º DE São José dos Campos tem agenda cheia de cursos para os meses de setembro e outubro:
3 e 4 de setembro - Preliminar Escotista
17 e 18 de setembro - Técnico de Ramo Escoteiro
7, 8 e 9 de outubro - Básico do Ramo Escoteiro
Para se inscrever, envie e-mail para vlamirpereira@terra.com.br

Boa Ação no Vale do Ribeira: GE Parque da Mata


O GE Parque da Mata, de CAMPINAS(SP), está empenhado em arrecadar donativos para as vítimas das enchentes que castigam a comunidade local. O trabalho começou em 8 de agosto e segue firme reunindo de tudo um pouco, com atenção especial para água mineral, produtos de higiene e limpeza. Todos os 48 integrantes do GE participam da ação.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

GE Tiradentes faz Boa Ação no centro de São Paulo


O GE Tiradentes, da capital paulista, vivenciou a Lei e a Promessa dando ajuda a AABF (Associação Amigo Beija-flor). A Tropa Sênior, que teve ainda o apoio de escoteiros da Tropa Júnior (I) e de uma lobinha da Alcatéia Filhos de Raksha (II), todos do mesmo GE, percorreu as ruas do centro da capital paulista distribuindo lanches e cobertores. Cada kit, que foi preparado pelos jovens com ajuda dos voluntários da AABF, tinha pão com mortadela, suco ou água, ovo cozido, uma banana, um pacote de biscoito doce, uma paçoca e um doce. Além disso, foram entregues 100 cobertores de solteiro para aliviar um pouco as madrugadas frias de quem mora na rua.

Bravo, bravo bravíssimo!

Grato, grato gratíssimo!

É assim que em muitas ocasiões nós agradecemos. Mas existem outras formas e uma delas é escrever uma carta simples. E é isso que a Região de São Paulo convida todos os jovens e adultos a fazer: escrever uma carta simples agradecendo a um amigo do Movimento Escoteiro em São Paulo, o secretário estadual de Meio Ambiente Bruno Covas. Ele tem ajudado a Região no processo de renovação do comodato e reforma do Campo Escola Jaraguá. Só para todo mundo entender: a área é pública e por isso precisa de todo um processo legal para que possamos continuar por lá e também reformá-la. Com ajuda do secretário estadual de Meio Ambiente, as coisas estão caminhando para em breve modernizarmos nosso campo escola, mantendo a presença do Escotismo por mais tempo nessa bela área verde dentro do Parque Estadual do Jaraguá.
Por isso, dê uma olhada na circular Ação Escoteira, que está no site da Região de São Paulo. Lá tem todas as instruções do que escrever, em qual formato (carta social, conhece?) e para quem enviar.
Contamos com a ajuda de todos para mostrar que O Escoteiro é cortês.

Receita de para expandir o Escotismo: ponha o pé na rua


Aqui vai uma receita infalível para expandir o Escotismo: ponha seu GE na rua fazendo boa ação. A foto ilustra bem isso, porque mostra o GE Águas Correntes, de Pedreira (SP), pondo em prática o artigo de nossa lei que diz O Escoteiro é bom para os animais e as plantas. Essa receita – por o GE para fora da sede – não é a única para expandir o Movimento Escoteiro mas definitivamente é uma das mais eficazes.

Comeb em Guarulhos


A cidade de Guarulhos vai ganhar a sua Comeb (Comissão Municipal Escoteiro Bandeirante). A comissão está em fase de instalação e terá sua primeira reunião no dia 13 de agosto, na sede do GE do Ar Newton Braga. A criação da entidade, que em Guarulhos vai se chamar Comissão Municipal do Movimento Escoteiro Guarulhense, marca a evolução das relações do Escotismo com o poder legislativo do município. O trabalho contou com o suporte da Comeb da capital que junto com o diretor da Região de São Paulo e vereador Gilson Barreto deram a ajuda necessária aos GEs de Guarulhos e aos vereadores Eduardo Kamei, Guti e Luiza Cordeiro.

Bravo, bravo, bravíssimo!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Desfile de 7 de setembro: nosso Rataplan na avenida



A circular com todos os detalhes para inscrições para participar do Desfile de 7 de setembro, no Anhembi, já está no site da Região de São Paulo. Valores, prazos e benefícios estão lá descritos. Sobre o transporte, só para avisar: quem quiser ir de graça precisa fazer sua inscrição até o dia 15 de agosto (até às 12h no escritório regional). Esse transporte estará integrado a outra atividade após o Desfile: a visita ao Museu Paulista, que fica no Parque da Independência, um lugar que representa muito para todos nós. Para todos os Brasileiros, porque o riacho do Ipiranga passa ali e foi onde dom Pedro, na época ainda príncipe, proclamou nossa Independência. Para nós Escoteiros porque foi ali também que em 2007 a Região celebrou os 100 do Escotismo mundial.

Rataplan, companheiros!

Atenção às oportunidades de estágio


A Ambev abriu inscrições para seu programa de trainee, que tem duração de dez meses. Para participar é preciso ter até dois anos de formado ou estar para se formar ainda em 2011. As inscrições vão até o dia 28 de agosto pelo site de trainee da Ambev.

A Tecnisa, empresa do mercado imobiliário, tem seis oportunidades para profissionais com até dois anos de formado ou estagiários cursando penúltimo ou último ano. A duração do programa é de 18 meses e terá inicio em setembro de 2011. As inscrições vão até 31 de agosto e devem ser feitas pelo site da Tecnisa.

A ExxonMobil abriu oportunidades em seu programa de estágio para as cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Paulínia. São cerca de 100 vagas nas empresas afiliadas no Brasil: a Esso Exploração Santos Brasileira, ExxonMobil Química e o ExxonMobil Business Service Center do Brasil. Os estudantes precisam ter previsão de formatura entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013. A seleção com os candidatos aprovados sai em dezembro e os novos estagiários começam a trabalhar em janeiro ou julho de 2012. As inscrições devem ser feitas até 31 de agosto pelo site da ExxonMobil

A Mills abriu vagas em seu programa de trainee em seis estados: 9 para o Rio de Janeiro, 6 em São Paulo, 2 em Minas Gerais, 2 em Brasília, 4 na Bahia e 2 em Pernambuco. Para participar do processo de seleção, é preciso ter até três anos de formado ou se formar, no máximo, até dezembro de 2011. As inscrições vão até 4 de setembro no site da Mills.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

7 de setembro: dia da Pátria e de cantarmos Rataplan bem alto


Esse ano vamos participar dos desfiles de 7 de Setembro ao som do nosso Rataplan. A idéia é simples: onde quer que nós estejamos desfilando – na capital, no litoral ou no interior – vamos nos apresentar à sociedade cantando Rataplan. Será uma bonita e marcante maneira de mostrarmos nossa presença. Esse ano, quem desfilar – não importa onde – terá direito a adquirir o distintivo oficial do evento, feito pela Região. Para isso, o GE deve informar à Região quantos participaram. Na capital, haverá taxa de inscrição e quem aderir ao desfile no Anhembi até o dia 14 de agosto receberá o distintivo antes. Depois dessa data e até 31 de agosto, recebe após o evento.

Esse ano temos 400 vagas para quem vai desfilar, fora as arquibancadas. Assim, se quiser atravessar o Sambódromo, corra. A idéia é que todo mundo – desfilando e na arquibancada – cante o Rataplan.

Para quem chegou ontem ao Movimento Escoteiro é bom lembrar que deve-se ir devidamente uniformizado ou trajado, nada de camiseta de campo, combinado?

Semana que vem a gente fala do transporte e de outros detalhes.

Boas vindas ao GE Shuei Uetsuka

O GE Shuei Uetsuka iniciará suas atividades dia 19 de agosto, em Promissão (SP). Ele integra o 31º DE da 4ª Área Escoteira. Sejam muito bem vindos e bravo aos encarregados da expansão do Escotismo naquela área!

Cursantes reformam escola em Araçatuba


Os alunos do Curso Avançado, ocorrido em julho em Araçatuba (SP), deram o exemplo: arregaçaram as mangas e participaram da reforma e embelezamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEB) Leonisia de Castro. Pintaram as paredes, colocaram vasos e replantaram alguns dos canteiros, tudo para tornar a escola um lugar melhor para os alunos. Para conhecer melhor a EMEB Leonisia de Castro entre no blog http://emebleonisia.blogspot.com/2011/08/emeb-leonisia-de-castro-agradece-aos.html

GE Anderson Rossi de Almeida participa da 7ª Festa do Chocolate

O GE Anderson Rossi de Almeida, de Ribeirão Pires (SP), participa da 7ª Festa do Chocolate. O GE é veterano em participar do evento, prestando ajuda a quem tem necessidades físicas especiais e aos cidadãos da terceira idade. A 7ª Festa do Chocolate começou no dia 29 de julho e vai até 14 de agosto e graças a presença firme do GE Anderson Rossi de Almeida nossa Flor de Lis está presente em toda a comunicação do evento. Para ver as fotos da participação de nossos irmãos de Ribeirão Pires, entra em http://escoteirosdoabc.com.br/festival-do-chocolate-e-do-servir-escoteiro/

Alerta! II Ação Social Sênior Regional em agosto

A II Ação Social Sênior Regional será dia 20 de agosto, na sede do GE Ebenezer (R. Breno Ferraz do Amaral, 237). O objetivo é mostrar aos jovens formas de interagir com pessoas que tenham necessidades especiais, melhorando a qualidade das boas ações feitas pelos seniores e guias, além de integrar mais crianças ao Movimento Escoteiro. O evento terá bases onde a vivência é fundamental, ou seja, os seniores e as guias passarão por experiências semelhantes a quem tem necessidades especiais, além de conhecer novos recursos para melhor interagir com elas. A taxa é de R$ 30,00 e as informações para se inscrever podem ser obtidas pelos e-mails marilianamur@terra.com.br e eventos.sp@escotismo.org.br

GE Águas Correntes promove 14º Festival de Pipas com boa ação


O GE Águas Correntes, de Pedreira (SP), promove o 14º Festival de Pipas da cidade. O evento será domingo, dia 7, e a taxa de inscrição é um quilo de alimentos que serão doados ao Lar dos Velhos Faminio Mauricio, em Pedreira. Um detalhe importante: de olho nos males causados pela hipertensão, um problema considerado de saúde pública, o GE avisa que não receberá doação de sal. O festival terá premiação com troféus e as categorias são: Maior pipa, Menor pipa, Beleza, Engenharia, Criatividade, Pipeiro mais jovem, Pipeiro mais velho, Equipe mais animada e Maior equipe.

Férias na Estação com Escotismo


A Estação Cultural de Santa Bárbara d'Oeste (SP) promoveu em julho o projeto Férias na Estação, voltado a crianças de 5 a 12 anos. O GE Uirapuru participou, desenvolvendo atividades escoteiras com as crianças, marcando mais uma vez sua presença na comunidade. A programação foi elaborada pelo GE Uirapuru, que reuniu os seus próprios membros juvenis com as crianças convidadas, facilitando a integração delas às nossas atividades. Além dos escotistas e da equipe da Estação Cultural, a ação de recreação cultural contou com o apoio da Fundação Romi.